sexta-feira, 13 de julho de 2007

Ciência, Tencologia, Educação e Sociedade.







A Ciência é algo maravilhoso, pesquisar, experimentar, testar e analisar os dados e colocá-los em prática, ou seja a disposição dos outros em vários tempos e lugares se torna uma sensação indiscrivel. A tecnologia é uma Ciência de informação muito importante no mundo de hoje, mas que já existe a muitos anos, e que deu um grande passo com a descoberta do fogo, porém, mesmo com todo o avanço tecnologico que temos conquistado ao longo dos anos, ainda existem pessoas para as quais este progresso ainda não chegou. Essa tecnologia digital tão sonhada só se tornará real quando cientistas e educadores se unirem e pensarem politicas de inclusão digitais mais eficazes e estratégias sociais para colocarem-nas em prática.

De que adianta existir se não puder co-exstir e integrar-se com as maiorias? Este maravilhoso mundo precisa abrir suas portas para que todos que o busca, possam adentrá-ló, uma vez que, só através do exercício prático poderemos começar a desvendar seus mistérios, nos encantar, e desabrochar para este novo mundo que não mais deve pertencer a um futuro distante.
A criação deste blog, por exemplo,pode abrir um espaço de construção colaborativa, de trocas de idéias que sem dúvida vão favorecer, e muito, o nosso interesse por aprender a aprender.
Eu por exemplo, já havia criado um blog em um curso sobre Mídias Digitais. Neste período, descobri que os blogs estão se profissionalizando e deixando de ser apenas 'diário virtual adolescente' para virar palco de discussões e fonte de informações para muitos setores.Percebi que o Blog traz um espaço digamos mais solto, democrático, agradável para nossas atividades pedagógicas. Nós sabemos que a tecnologia atraí o aluno que vê nela um espaço onde ele pode se expressar com mais liberdade.
É realmente inquietente quando vemos as grandes possibilidades que a tecnologia virtual pode nos oferecer de novo e bom. Infelizmente ainda temos um desafio a vencer que é um maior e melhor acesso dos alunos à Internet, pois a falta de laboratórios nas escolas é um problema. O outro é a otimização dos recursos nas escolas onde já existem os laboratórios. Claro que as dificuldades não devem ser motivo pra desanimar ou pra deixar de tentar fazer um bom trabalho. Nossa trajetória como professores, aliás, é feita de desafios, dificuldades e, acima de tudo, sonhos. Muitos deles conseguimos realizar com nosso esforço próprio e nossa vontade de fazer as coisas funcionarem. Como podemos, então, colaborar para vencer estes desafios, superar essas dificuldades? Vamos pensar juntos sobre isso?
Esta disciplina aligeirada, infelizmente, devido a estrutura do curso, mas com grandiosas contribuições pedagógicas trazidas pela Professora Bonilla, é o espaço propicio para isto.
Tenho certeza de que mesmo estando apenas "engatinhando" nesta área, um dia," eu cresço e começo a andar sozinha".Vou precisar, é claro da ajuda de todos vocês.


5 comentários:

Aldenice disse...

Oi Aleccs,

Gostei muito da sua reflexão. Tem algo de poético. É mesmo por aí!!
Quem sabe um dia, isso possa ser uma realidade.
Bjos
Aldenice

Sheyla Haun disse...

Aleccs
O que dizer das palavras de tão brilhante educadora? Vc tem toda razão, existe uma necessidade de transformação e coesão entre diferentes entidades e, principalmente, interesse que vai além de política... mas toda grande mudança leva tempo, então aguardemos.
Bj
Sheyla

AMANDA disse...

Aleccs, boa reflexão. Gosto quando vc traz a necessidade de pensar as políticas de inclusão digital e acrescento que devemos repensar a idéia de inclusão e a maneira como ela tem sido disseminada. Que bom saber que existem educadores comprometidos como vc trabalhando por uma educação mais humana e humanizante. Belo blog, maravilhoso comentário. Tô sempre por aki!bjos

AMANDA disse...

Ei moça, cade as postagens desse blog! eheheehhehe saudades

Mirian Andrade Santos disse...

Querida Amanda, creio que a figura do professor jamais será subastituída, a exemplo disso , tivemos a professora Bonilla ministrando às suas aulas, e o que pudemos observar foi que a maioria dos alunos ali presente sabiam computação e ainda assim, osd conhecimentos e informaçôes tecnológicas passados por Helena Bonilla foram importantes e necessários, uma vez que todos se beneficiaram utilizand-os. Logo, o que chamou atenção foi justamente, o fato deque todos estavam precisando dos conhecimentos. Naquele momento e em outros tão importantes quanto aquele fica evidenciado a importância do trabalho da professor .E,no mundo atual ( mundo digital, dos avanços tecnológicos), em que as informções se processam numa velocidade vertiginosa os conhecimentos instalados no chip logo seriam obsoletos.E, ainda assim, poucas pessoas iriam ter acesso a esses chips, somente aqueles privilegiados, temos como exemplo disso, a quantidade de doutore, PHD e intelectuais que existem são poucos com relação ao restante da população, ou seja, são poucos os intelectuais que existem, além da inteligência, sãopoucos , aqueles que têm acesso ao conhecimento e as informções.Nesse sentido, os menos favorecidos não teriam acesso a esses chips, continuariam excluídos .