sexta-feira, 24 de agosto de 2007

Educação à distância


A Internet vem sendo utilizada no apoio à Educação, em particular à Educação a Distância, devido, principalmente, à natureza de seus serviços, sua abrangência e seu custo.
NO mundo de hoje,no enntanto existem pessoas que vivem correndo, sem muito tempo disponível e, procurando a facilidade, a comodidade de receberem atividades menos cansativas, uma vez que não frequentam sala de aula a semana inteira e que podem buscar sempre alguém para ajudar nos trabalhos acadêmicos, que possuem prazos para entrega e dispensam o estress da rotina de sala de aula.
Muitos, ainda, buscam este tipo de Educação, querendo apenas o diploma e não conhecimento”, mas isto são exceções.
Triste realidade em que se encontram as escolas de nosso país, tão distantes da modernidade!É verdade, a INTERNET e as novas tecnologias estão trazendo novos desafios para todos e acredito que os ambientes virtuais de aprendizagem possibilitam desenvolver atividades a distância que são compartilhadas por todos de forma eficaz e prazerosa. Numa nova reflexão após a leitura de um texto de Eduardo Chaves sobre A Educação a distância, Aprendizagem a distância e Ensino a distância, muitas vezes denominações equivocadas uma vez que a aprendizagem não ocorre a distância, mas dentro de cada um. Porém o autor defende que o ensino sim pode ser a distância e eu compartilho desta opinião com ele uma vez que aprender a muito já deixou de ser algo que possa ser feito somente dentro de quatro paredes com um mediador à frente dizendo que deve ser feito. A net abriu novas tendências que vieram pra ficar. O interessante no entanto é saber a veridicidade de tais informações para que a aprendizagem seja de qualidade e não de senso comum.A aprendizagem advinda dessa relação terá mais significado por ser uma ação determinada por uma motivação do sujeito que deseja aprender e ampliar seus conhecimentos por vários motivos. E alem disso é uma prendizagem mais tranquila , cada um no seu ritmo e tempo de aprendizagem .uisição de conhecimento.Imagine se não houvesse tantas diferenças nas escolas em relação ao recursos disponíveis, com certeza o processo de xclusão seria minimizado, visto que a tecnologia hoje é sem dúvida uma advento da modernidade e em se tratando de educação já se torna dificil imaginar uma sem a outra. Triste realidade em que se encontram as escolas de nosso país, tão distantes da modernidade!
Entre todos os serviços de acesso a informações oferecidas pela Internet, a World Wide Web, também conhecida como WWW, é aquele que, atualmente, possibilita a maior difusão de aplicações educacionais. A WWW foi concebida como um integrador de textos, imagens e sons baseado em hipermídia. Ela permite ao usuário buscar e recuperar informações distribuídas por diversos computadores que integram a rede e que suportam esse serviço e, com isso, torna-se irrelevante para o usuário a localização física dos documentos recuperados.
A navegação educativa na Internet amplia significativamente os recursos de apoio à Educação em todos os níveis de ensino (Fundamental, Médio e Superior), podendo ser utilizada para obtenção de artigos e publicações, informações sobre programas educativos, cursos on-line e, até mesmo, para conduzir o usuário a ambientes virtuais (museus, lugares históricos, centros de pesquisa, etc). As potencialidades da Internet na Educação não se limitam apenas à busca de informações. A Internet surge como um novo instrumento com o qual é possível ensinar, aprender, discutir e construir.
As informações disponibilizadas na WWW são estruturadas como hipertextos por meio da associação entre termos pré-selecionados pelo autor e outros documentos. Estes são constituídos de textos, imagens, vídeos, sons e gráficos. A associação depende do autor e pode possuir objetivos diversos, tais como: explicar ou detalhar um conceito, definir um termo, ilustrar um fato, apresentar uma informação correlata, etc. O autor necessita, portanto, de uma linguagem de autoria que o permita preparar os documentos, estabelecendo links (associações) entre os termos pré-selecionados com os demais documentos.
Enfim é como Bonilla disse: Estamos na era do vai ou vai e não podemos fugir da tecnologia , seja na educação á distância ou na presencial.

Um comentário:

Bonilla disse...

Olá Aleccia, vc fez mais síntese de textos que leu do que reflexões próprias. Também não colocou as referências dos autores citados. Lembre-se que um pesquisador precisa tomar muito cuidado com a apropriação de idéias de outros autores e também com as normas da ABNT
Um abraço