sexta-feira, 24 de agosto de 2007

Software? Software livre ?



Software, Software livre - são palavras muito comuns neste mundo tecnologico que vivemos.Mas foi durante a aula que me atentei para o real significao desta palavras, que segundo a professora Bonilla, softwares, são programas - uma linguagem de programação especifica -Linguagem humana simplificada, compreensivel pelo homem e pela máquina. Na realidade o programa é um código fonte que passa por um processo de compilação, em siintese pude comprender que todo e qualquer programa de computador se chama software e que quando este programalibera seu código fonte ele é chamado de software livre, ou seja, quando podemos utilizar, modificar e apenas informar quem é o autor, enquanto que os software proprietários não nos permite esta mobilidade, só podemos utilizá-los no modo executavel. Após algumas leituras, eu que era amante de softwares proprietários, comecei a perceber que realmente só quem acredita que o conhecimento deve ser compartilhado trabalha com software livre, o Linux é um exemplo de software livre.
A ignorancia, se é que posso chamar assim ainda é grande por parte de muitos usuários de software proprietários, ELES ACREDITAM QUE O SOFTWARE LIVRE causa problemas ao PC e não garante a mesma qualidade de programas, balelas, há programas corespondentes a todos os softwares proprietários e sendo o outro gratuito, ainda temos vantagens como a ausencia de virus.
"Há muitas formas de compreender a tecnologia. Para alguns ela é fruto do conhecimento científico especializado. É, porém, preferível compreendê-la da forma mais ampla possível, como qualquer artefato, método ou técnica criado pelo homem para tornar seu trabalho mais leve, sua locomoção e sua comunicação mais fáceis, ou simplesmente sua vida mais satisfatória, agradável e divertida."(Eduardo Chaves).Estamos tão acostumados a olhar o presente e o futuro que esquecemos o passado, daí atribuímos o nome tecnologia somente aos recursos tecnológicos que em educação está diretamente ligado ao computador/internet/rádio/tv/dvd etc. Na verdade, temos a nossa disposição uma enorme gama de recursos, mas precisamos aprender a usá-los de forma significativa, senão estaremos aplicando o velho adágio popular inglês "old wine in new bottles",velho vinho em garrafas novas " rs.

Nenhum comentário: