sexta-feira, 24 de agosto de 2007

Hipertexto


Hipertexto é comumente definido como uma forma não linear de armazenamento e recuperação de informações. Isto significa que a informação pode ser examinada em qualquer ordem, pela seleção de tópicos de interesse (Mendonça & Rocha, 1993). Dessa forma, um hipertexto tem como principal característica a capacidade de interligar pedaços de textos ou outros tipos de informação entre si por intermédio do uso de palavras-chave (Kahn & Meyrowitz, 1988).
Segundo Pimentel (1989), o termo hipertexto é atribuído a Theodore Nelson (1960) e referia-se aos primeiros sistemas construídos com a filosofia de ligações embutidas. Lévy (1990) atribui a idéia de hipertexto a Vannevar Bush (1945) no seu artigo "As We May Think". Bush, já nesse artigo, afirmava que o raciocínio humano funciona por associações, saltando de uma representação a outra ao longo de uma rede de conhecimento. Nelson (1960), ao inventar o termo hipertexto, visava exprimir idéias de leitura e escrita não linear utilizando um sistema informatizado (XANADU).
Tecnicamente, Lévy (1990) descreve um hipertexto como um conjunto de nós conectados por ligações. Os nós podem ser palavras, páginas, imagens, gráficos, seqüências sonoras e documentos complexos. Os itens de informações não são ligados linearmente, mas sim, por meio de ligações como estrelas de forma reticular.
Funcionalmente, o hipertexto é um ambiente de software para a organização de conhecimentos ou dados para a aquisição de informações e para a comunicação. Segundo - Berk (1991), hiperdocumento é um documento de hipertexto construído em parte pelo autor e em parte pelo leitor. Em um recenseamento citado por Lévy (1990), os produtos de software de hipertexto são, em sua maioria, destinados à educação (pg.38).
Já Campos (1994), citando Macdaid (1991), define hipermídia como um estilo de construção de sistemas para a criação, manipulação, apresentação e representação da informação na qual:
• A informação se armazena em uma coleção de nós multimídia;
• Os nós se encontram organizados em forma explícita ou implícita em uma ou mais
estruturas (habitualmente uma rede de nós conectados por links);
• Os usuários podem acessar a informação, navegando por meio das estruturas disponíveis.
Hipertextos, hipermídia e multimídia são particularmente adequados à educação. Lévy
(1990) enfatiza que a interação ativa de um indivíduo com a aquisição do saber é pedagogicamente interessante. Com a multimídia interativa, isto é, com a possibilidade de uma dimensão reticular, não linear, há o favorecimento de uma postura exploratória diante do conteúdo a ser assimilado. Dessa forma, hipermídia estaria relacionada a uma aprendizagem ativa. Nesse sentido, Midoro et alii (1992) ressaltam que o produto de hipermídia e o processo de desenvolvimento de uma aplicação interessam, ambos, à educação. O produto de hipermídia consiste em sistemas que tornam possível a disponibilidade de uma grande quantidade de material de aprendizagem estruturado. Este é acessível a partir de uma máquina e navegável por intermédio de ligações explícitas. O material de aprendizagem armazenado no produto de hipermídia envolve comunicação de instruções baseada em diferentes canais (texto, gráficos, áudio, vídeo, etc.).

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