sexta-feira, 24 de agosto de 2007

A NOVA RELAÇAO COM O SABER



Temos que ser homens do nosso tempo, já dizia Paulo Freire...temos que estar preparados agora para assimilar também a Tv digital que já deve está chegando por aí.Mas essa necessidade de aprender, de somar,de dividir/partilhar saberes nos faz diferentes de outras pessoas,por isso o ser professor torna-se sacerdócio, só estamos felizes quando somos capazes de aprender, partilhar e reaprender enquanto ensinamos/monitoramos.

" São mesmo as tecnologias que vão sendo aprimoradas durante o processo de desenvolvimento da humanidade. Só que como diz Chaves: A educação parece adormecida diante dessas modificações. Ou melhor não consegue acompanhar com o suprimento de ferramentas , não consegue formar os profissionais para lidar e ampliar seus conhecimentos com o empenho da democratização do conhecimento formal , enfim, esbarramos nas politicas dos poderes públicos e na falta de interesse em fazer avançar com qualidade a educação em nosso país, mas não nos curvamos nesta luta.

"Computador/rede, mas o termo Educação a distância já foi internalizado por todos, assim causa um certo conforto,pois já fica subentendido o processo pelo qual ele perpassa que é aquisição do conhecimento por meio do uso da rede, logo à distância. Complicado, né ? Mas essa atititude do própria do homem, não se aplica somente a essa nomenclatura;!...a gente te acostuma a acordar sobresaltado porque está na hora...de tomar café correndo porque está atrasado...de comer sanduiche porque não dá para almoçar...de sair do trabalho cansado...de não olhar para fora da casa/apartamento,logo se acostuma a não abrir as cortinas, logo, se acostuma a acender mais cedo a luz. E a medida em que se acostuma, se esquece do sol, esquece do ar,esquece da amplidão...A gente se acostuma a ser acostumado."

Acredito que a adaptação às novas tecnologias e a capacitação para lidar com elas é um assunto muito mais amplo do que podemos imaginar,sabemos que vida de professor não é fácil,não sobra tempo para nada...às vezes nem mesmo para aprender...utópico? Não, cruel!E o salário, ah, esse é melhor nem comentar. Buscamos sempre coisas novas para enriquecer nossas aulas,torná-las mais agradáveis, mas a realidade aponta para a falta de recursos básicos como papel para copiar nossas avaliações,buscamos um mundo lindo virtual e imaginário rs,mas nos deparamos com situações que parecem imutáveis...É preciso amar para acreditar que ainda há esperança.

Acredito sim, que já estejamos fazendo esse upgrade,não só pelo fato de estarmos buscando novos usos, aplicações, recursos,mas principalmente porque a cada nova aprendizagem surge aquela sede de testar de aprender e ensinar a aprender e isso faz toda a diferença, pois sabemos que ao trabalhar com os softwares educativos, estaremos colocando os nossos alunos em frente de novas formas de aprender que por vezes podem ser mais estimulantes e instigantes de novas reflexões.

Nenhum comentário: